Mig 29

Posted by gorro | Posted in | Posted on 17:38

Sim, este ótimo caça, do final da década de setenta,
que por muitos, é considerado um dos melhores caças até hoje, é o tema deste post, uma pequena homenagem, a esta maravilhosa máquina voadora, mas antes, um pouco de história :D

O mig 29:
É um caça desenvolvido no início da década de 1970-diga-se, que ele possui, um versao naval, o mig 29-k, que tem até asas dobráveis-, é usado para combates aéreos avançados, mesmo que hoje, essa versão mais antiga, não se equipare aos novos armamentos, ele ainda se prova muit eficiente para algumas coisas, ele entrou em serviço em 1983, e ainda é usado até hoje, se não me engano. A OTAN, ou NATO(em inglês), designou seu nome de fullcrum.
Ele veio, junto com o SU-27, pois a união soviética, percebeu que os estados unidos, estavam preparando seu projeto fx, que teria como principal arma, o f-15(grande caça), então, precisavam de um caça, que suprisse, as necessidades, ou melhor dizendo, as lacunas, que outros caças, da U.R.S.S, haviam deixado, como o mig 21, que era muito rápido e agil, mas não tinha um radar a altura do que se exigia, nem grande capacidade de armamentos, e outras coisas como o seu tamanho, que, influia na eficiência do seu alcance. Já o mig 23, que possui boa capacidade de armamentos, e carregava bastante cobustível, o problema, era na parte de combate direto(dog fight), no qual não se mostrava tão eficiente, pois para se ter boa capacidade, neste tipo de briga, o caça precisa de uma agilidade tremenda, além de sistemas sofisticados, ajudem o piloto, a perseguir, e abater o inimigo.

Então, o mig-29, foi o caça que juntou, e alinhou, ponderando, todas as necessidade da união soviética, ou seja, um caça equilibrado, que reunia alta tecnologia(aviônicas), boa capacidade para armas, e combustível, além de ser altamente bem manobravel.

A história em combate do mig-29, não é tão boa assim, pelomenos, em conflitos como guerra do golfo, em que vários foram abatidos, sem vitória, mas isso, não leva em consideração, outras coisas, como reabastecimento em voo e radares mais sofisticados. Os entendidos do assunto, ainda dizem que o mig-29, pode ser equiparado ao f-15, do que não duvido nada, pois ainda é m caça muito importante.

Modificado da wikipédia.

Então, agora, vamos ao papel de parede, espero que gostem:

Comments (0)