Influenza/a gripe que tá pegando

Posted by gorro | Posted in | Posted on 10:56


Olá leitores e leitoras, o post desta tarde, é um de certa forma diferente dos outros, pois estarei explicando, e informando sobre a nova gripe, a AH1N1, ou gripe suína, mas claro, eu preparei um papel de parede^^
Então, vamos começar.
O que é essa tal nova gripe?
A gripe suína ou Influenza AH1N1(não vou mais repetir esse nome^^), é uma gripe pandêmica, ou seja, atua em vários lugares de uma vez, uma explicação mais didática, é que ela aje em vários países, em vários continentes, se espalhando, daí, o termo pandêmica. O fato dela se espalhar tão rápido, é que pode ser transmitida de animal para humanos, e de humanos para humanos, ou seja, uma pessoa que teve contato com animais infectados, pode transmiti-la várias vezes para outras pessoas, e assim se inicia esse feito dominó, que anda trazendo preocupação para as autoridades de saúde pública do mundo todo. Em termos científicos, o vírus é uma mutação, onde estão presentes "pedaços"de outros vírus da gripe,como o da gripe comun, o da aviária e um da suína.
E onde surgiu a gripe suína?
Onde surgiu com precisão de data e hora é praticamente impossível de se dizer, mas os casos iniciais surgiram no méxico, mais ou menos no final de março de 2009, e desde de esse ponto, se alastrou por várias partes do mundo, inclusive o Brasil.
Quais os sintomas? Como eu pego, como transmito?
Os sintomas são quase os mesmo da gripe comun, porém agravados, os sintomas são:
Febre acima de 39º, dores musculares, falta de apetite, e tosse. Em alguns casos, foram relatados sintomas como catarro, dor de garganta, náusea, vômito, e forte diarréia.
Como eu faço para me defender dela, além de tomar a vacina?
Como minha Mãe sempre diz: Isso é uma doença causada por falta de higiêne. Ou seja, tenha bons hábitos de higiêne, que a vacina da conta do resto, lave sempre bem as mãos-entre os dedos também-, ao tossir, proteja a boca, para que não pegue em outras pessoas(por favor, sejam educados, não ignorantes), procurar se livrar de locais públicos, ou pelomenos aglomerações, e claro, tome a vacina se estiver dentro do grupo de risco. A não ser que seja o House, é bom se cuidar^^
Pô brodi, valeu as explicações, mas quais são so grupos de risco?
São estes aqui, e de acordo com o risco, estarão sendo vacinados como vou dizer a seguir:
Primeira Fase: Somente os profisionais de saúde e povos indigenas receberão a vacina, na data de 8 à 19 de março.
Segunda Fase: Começa dia 22 de março, e nessa estarão incluídos os seguintes grupos: Gestantes, crianças a partir de 6 mêses, e menores de dois anos, portadores de doenças crônicas, asmáticos graves, diabéticos, pessoas imunodeprimidas e cardiopatas.
Terceira Fase: As gestantes poderão ser vacinadas entre 22 de março e 7 de maio, já a etapa de vacinação para crianças com mais de 6 mêses, e menos de 2 anos, e também portadores de doenças crônicas termina no dia 2 de abril.
Quarta Fase: Acontece entre os dias 5 e 23 de abril, onde serão vacinadas as pessoas de 20 à 29 anos. E de 24 de abril à 7 de maio receberão a vacina os idosos com mais de 60 anos de idade, e com doenças crônicas. Os demais idosos tomararão a dose da vacina normal contra a gripe.
Quinta fase: Essa vai de 10 à 21 de maio, onde serão vacinadas as pessoas com idades entre 30 e 39 anos.
As vacinas estarão em todo o Brasil, e vai ser tudo gratuito. Ou seja, não tem porque não ir.

Há ainda, uma outra facilidade nisso tudo: Aviso por e-mail, foi desenvolvido pelo ministério da saúde, um meio de enviar um e-mil para quem estiver cadastrado neste site, avisando quando será a sua etapa de vacinação. Mais mole do que isso, só tomando água^^.
Então gente é isso ae, vacinen-se, é melhor prevenir do que remediar, então tomem logo a vacina, e fiquem mais despreocupados, e também sejam educados, isso pode salvar a sua vida.
E como prometido, aí vai o papel de parede sobre o post, alguna vão gostar, e outros não, mas eu gostei =D
Então, se cuidem, e fiquem com Deus e Amém, um ótimo começo de semana à todos =D=D=D=D=D=D=D=D=D=D.

Comments (0)